Vegetarianos têm níveis mais saudáveis ​​de marcadores de doenças do que os carnívoros

Os vegetarianos parecem ter um perfil de saúde melhor do que pessoas que comem carne, segundo um novo estudo com mais de 170.000 adultos no Reino Unido, apresentado no Congresso Europeu sobre Obesidade, ocorrido de modo online, em 2021 (ECO) 

O método do estudo e seus resultados

Pesquisadores da Universidade de Glasgow estudaram 177.723 pessoas saudáveis, entre 37 e 73 anos, que não mudaram suas dietas nos últimos cinco anos. 

Os participantes foram divididos em vegetarianos (4.111 pessoas, somando 2,3%) e pessoas que comem carne (166.516 pessoas, somando 97,3%) com base em suas próprias respostas sobre a alimentação. Eles analisaram 19 biomarcadores no sangue e na urina, ligados a diabetes, doenças cardíacas, câncer, saúde do fígado, ossos, articulações e função renal.

Os biomarcadores

Biomarcadores são substâncias, moléculas ou proteínas presentes nos tecidos e fluidos corporais. Eles são indicadores do estado do organismo, ajudando a detectar se os processos biológicos estão normais ou há um problema. Esses biomarcadores podem ser encontrados no sangue, na urina ou em outros fluidos e fornecem informações valiosas sobre a saúde do indivíduo.

O papel dos biomarcadores é fundamental na prevenção de doenças pois permite detectar alterações no início, antes dos sintomas aparecerem. Além disso, eles ajudam a prever o risco de desenvolver doenças, monitorar a resposta do organismo ao tratamento e avaliar a exposição a substâncias químicas. 

Eles são essenciais no desenvolvimento de novos medicamentos, ajudando a criar terapias mais eficazes, justamente por isso, são importantes e vastamente utilizados por cientistas de diversas áreas da saúde e nutrição.

Mesmo levando em conta fatores variados como idade, sexo, obesidade, tabagismo e álcool, os resultados mostraram que os vegetarianos tinham níveis mais baixos de 13 biomarcadores, incluindo colesterol total, colesterol “ruim” (LDL), e outros marcadores que indicam inflamação, problemas no fígado e risco de câncer e doenças renais.

Por outro lado, os vegetarianos também apresentaram níveis mais baixos de biomarcadores bons, como o colesterol “bom” (HDL), vitamina D e cálcio, que são importantes para a saúde dos ossos e articulações.

Não houve diferença nos níveis de açúcar no sangue, pressão arterial ou outros marcadores importantes de saúde entre vegetarianos e quem come carne.

Estudo reforça pontos positivos da dieta vegetariana?

A pesquisa sobre a dieta vegetarianas foi conduzida pelo pesquisador da foto, Carlos Celis-Morales.

Segundo o Dr. Carlos Celis-Morales, da Universidade de Glasgow, que liderou a pesquisa, esses resultados mostram que uma dieta vegetariana pode trazer benefícios para a saúde, já que vegetarianos costumam consumir mais vegetais, frutas e nozes, alimentos ricos em nutrientes e fibras. 

No entanto, como o estudo foi observacional-transversal: isso significa que os participantes não puderam ter uma acompanhamento a longo prazo, apenas uma “fotografia” de sua saúde no momento foi analisada. Por isso, ele não pode provar uma relação direta de causa e efeito, o que pode limitar as conclusões. Além disso, as informações sobre a dieta foram fornecidas pelos próprios participantes, o que pode não ser totalmente preciso.

A comunicação apresentada, porém, foi produzida por uma universidade renomada e um pesquisador com outros trabalhos com dieta vegetariana e nutrição, o que dá credibilidade ao estudo. Parece ser um ponto inicial da pesquisa, que dará a novos cientistas, institutos e programas um incentivo a se aprofundar no assunto.

Com o aumento exponencial de pessoas no mundo todo aderindo a dietas vegetarianas e veganas, cada novo estudo publicado é um passo importante na maior compreensão geral sobre os benefícios a longo prazo de uma alimentação com mais legumes, frutas e verduras. Importante também sempre reforçar a necessidade de obter dietas personalizadas e adaptadas com um profissional nutricionista ou endocrinologista de confiança.

Materia adptada e aprofundada de: https://medicalxpress.com/news/2021-05-vegetarians-healthier-disease-markers-meat-eaters.html

2 comments

Publicar comentário

três × dois =